ANQEP makes the news
Back

Our 2014 Report has been presented to Portuguese stakeholders by the National Agency for Qualification and Professional Training (ANQEP), in a piece in their January Newsletter.

The article offers a short overview of the contents of the Report for the portuguese-speaking audience, presented hereafter.


A "digitalização" do setor do comércio e a internacionalização dos mercados são vetores determinantes, influenciando as competências das profissões atuais do setor do comércio e ditando a necessidade do aparecimento de novas profissões. Esta é uma das principais conclusões da publicação "European Sector Skills Council Commerce - Report 2014 - Employment and Skills" que foi apresentada, no dia 21 de novembro, em Bruxelas, durante a conferência final do European Commerce Sector Skills Council.
Este relatório começa por elencar nove recomendações dirigidas aos stakeholders-chave do setor, como base para um desenvolvimento sustentável das atividades futuras, assentes na adequação das qualificações e competências às necessidades de recursos humanos deste mesmo setor, à escala europeia.
Nesta publicação é feito um "retrato" da situação recente do emprego no setor do comércio (comércio a retalho e comércio por grosso), incluindo previsões e tendências.
Umas das primeiras constatações é a de que o comércio é um dos setores mais dinâmicos da União Europeia, ficando em 2.º lugar no ranking da "empregabilidade", somente atrás do setor industrial.
Em termos de tendências este relatório permite chegar à conclusão que na cadeia de abastecimento há cada vez mais retalhistas a produzir e a distribuir os seus próprios produtos e grossistas a efetuar uma aproximação aos clientes individuais e finais, especialmente com o desenvolvimento do e-commerce.
O relatório analisa ainda o modo como as profissões do setor estão a evoluir e que fatores estão a afetar essas mudanças, categorizando em cinco os fatores de mudança: consumidor, económico, tecnológico, organizacional e regulamentar/legal.
Com respeito ao primeiro fator de mudança, é sublinhado o facto de os consumidores serem cada vez mais numerosos; viverem por mais tempo; serem diversificados e cada vez mais urbanos, instruídos e bem informados.
Ao nível tecnológico, é constatado que as tecnologias de informação e comunicação e a globalização da economia e das sociedades têm um grande impacto sobre o ato de compra e venda e também sobre a forma como as empresas gerem os seus processos organizacionais.
Nesta publicação é apresentada, ainda, uma descrição detalhada dos conhecimentos, aptidões e atitudes existentes e necessários no futuro relativamente a oito profissões atuais, consideradas representativas do setor do comércio: operador de armazém, gerente de loja, assistente de loja, operador de call center, técnico de logística, gerente de linha de caixa, empresário do retalho e vendedor especialista.
De entre as ocupações emergentes identificadas destacam-se o técnico especialista em comércio internacional/assistente de comércio internacional, e-merchandiser, assistente de loja online, técnico especialista de e-commerce, operador de e-commerce e especialista em CRM digital.

Credits - ANQEP Newsletter Nr. 35 , January 2015

© European Skills Council - Commerce, 2014
  This website has been funded with support from the European Commission. It reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

Newsletter Registration

If you were looking for our Newsletter archive, please click here.

Fill in the form and receive our Newsletter.

Personal Details — All fields are compulsory
Register now!
×